Quando contrata-se um seguro, é comum acreditar que o bem está automaticamente protegido de qualquer coisa que aconteça. Na prática, pode não ser bem assim. Se a sua aeronave pratica uma operação diferente da descrita na apólice, em caso de sinistro, a indenização poderá ser negada.
Mas, então, como garantir que o seu seguro aeronáutico cubra a sua operação?
São muitos detalhes que precisam estar alinhados na apólice de um seguro para evitar problemas durante a regulação de um sinistro. Nesse post, vamos abordar o que você precisa saber para não cometer nenhum equívoco na hora da contratação.
Veja também as dúvidas mais frequentes recebidas na VOKAN.
Você consegue comprovar as informações fornecidas no momento da contratação?
Após o sinistro, será necessário comprovar diversas informações fornecidas no momento do preenchimento do questionário de cotação do seguro. Uma das primeiras informações solicitadas, é a comprovação das horas da tripulação. Mesmo que as horas informadas no momento da contratação estejam corretas, é imprescindível que elas sejam iguais às horas registradas.
A comprovação de todas essas informações fornecidas na contratação vai ser decisória na aprovação da sua indenização. Portanto, tenha certeza de que você forneceu corretamente e, principalmente, que todas elas possam ser comprovadas (CIV e diário de bordo, por exemplo).
Seu seguro aeronáutico (LUC) tem cobertura para toda tripulação e passageiros??
Poucos sabem, mas em caso de um sinistro aeronáutico proveniente da sua operação, a responsabilidade civil de todas as vítimas é do operador da aeronave. Isso significa que, em caso de óbitos (tripulação, passageiros e/ou terceiros), a responsabilidade legal pela indenização das famílias das vítimas recairá toda sobre o operador.
Se o operador da aeronave também vir a óbito, a responsabilidade passa para a família direta. Ou seja, se a família das vítimas entrarem com um processo, mesmo que o operador da aeronave não possa mais responder, os herdeiros responderão.
A responsabilidade civil também se aplica à todas as vidas a bordo da aeronave. Mesmo que a aeronave tenha cobertura para terceiros, confira que a sua seguradora entende seus funcionários, por exemplo, como terceiros e que, sendo assim, estarão cobertos pelo seu seguro. Algumas seguradoras excluem também a tripulação da cobertura de responsabilidade civil, alegando que eles não são terceiros ao segurado. Esta é uma importante questão que deverá ser analisada no momento da contratação do seguro.
O quanto você sabe sobre sua apólice e sobre seu corretor?
Se você é do tipo de cliente que deixa sua apólice totalmente na mão do seu corretor, se certifique de que ele é experiente o suficiente para solucionar qualquer possível sinistro que venha a ocorrer.
Quem é o corretor? Ele tem experiência em regulação de sinistros aeronáuticos? Conhece alguém que teve sinistro aeronáutico pago por intermédio dele? Você consegue falar com ele sempre que precisa? Vai conseguir contato rapidamente caso ocorra um sinistro?
A falta de experiência de um profissional em resolução de sinistros aeronáuticos pode significar a negativa de uma indenização de seguro. Por isso, não tenha medo de questionar, tentar entender o que consta na sua apólice e se certificar que ela está alinhada com a sua operação.
Lembre-se de que você será o principal prejudicado se a cobertura do seu seguro aeronáutico não for compatível com a sua operação.
Quer mais orientações sobre como garantir que o seu seguro cobre a sua operação? Entre em contato com a VOKAN.